O Último Metro (1980)
País: França, 131 minutos
Titulo Original: Le Dernier Métro
Diretor(s): François Truffaut
Gênero(s): Drama, Romance, Guerra
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França
César de Melhor Filme (François Truffaut)
César de Melhor Direção (François Truffaut)
César de Melhor Roteiro (François Truffaut, Suzanne Schiffman )
César de Melhor Música (Georges Delerue)
César de Melhor Fotografia (Néstor Almendros )
César de Melhor Design de Produção
César de Melhor Edição (Martine Barraqué)
César de Melhor Som (Michel Laurent)
César de Melhor Atriz (Catherine Deneuve)
César de Melhor Ator (Gérard Depardieu)
Prêmios David di Donatello, Itália
David de Melhor Atriz Estrangeira (Catherine Deneuve)
Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, no período em que Paris se encontra sob a ocupação alemã, o Teatro Montmartre é a principal casa de espetáculos dos franceses. Ele é dirigido por Lucas Steiner, um bem sucedido empresário judeu que, supostamente, teria fugido para a América do Sul por conta da perseguição nazista contra o seu povo. Na realidade, Lucas se acha escondido no subsolo do teatro a aguardar uma melhor oportunidade para tentar fugir em segurança.
Diante desse quadro, Marion Steiner, sua esposa e principal atriz da Companhia, se vê obrigada a assumir a direção do Teatro. Assim, com o intuito de iniciar os ensaios de uma nova peça, ela contrata o ator Bernard Granger para o principal papel masculino. Com ela à frente do elenco e tendo Jean-Loup Cottins como diretor, os trabalhos têm início.
Toda noite, depois que todos deixam o teatro, antes de se dirigir para o Hotel onde se acha hospedada, Marion visita o marido, com quem comenta o trabalho do grupo, dando ênfase ao desempenho do novo ator. Os trabalhos do contrarregra Raymond e da zeladora Germaine são também objeto de suas conversas.
Vigiada sem cessar por um crítico pró-nazistas de nome Daxiat, Marion se vê obrigada a se portar com o máximo de prudência. Quando a antiga zona livre da França, para onde Lucas pretendia fugir, é invadida pelo exército alemão, ele se vê obrigado a permanecer escondido até o final da guerra. Através de um sistema de tubos, ele passa a ouvir tudo o que ocorre durante os ensaios e, por intermédio de Marion, começa a enviar orientação para o diretor Jean-Loup.
Quando a peça finalmente estréia, o sucesso é enorme. No entanto, ao escrever sua crítica para um jornal, Daxiat afirma que, mesmo sem contar com a presença de Lucas, o espetáculo se mostra como se tivesse sido conduzido pelo judeu. Apaixonado por Marion, Bernard tenta forçar Daxiat a pedir desculpas a ela, piorando ainda mais a relação entre os Steiner e o ferrenho crítico teatral.
Jean-Loup tenta interceder junto a Daxiat em favor de Marion, mas este lhe diz que, a qualquer instante a Gestapo poderá requisitar o teatro, fazendo com que os Steiner percam os direitos sobre o mesmo. O crítico chega até a sugerir uma alternativa em que ele escolheria as peças e Jean-Loup as montaria.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, Marion, acreditando que a única solução para neutralizar as intenções de Daxiat é obter o apoio de alguém mais poderoso, ela procura o Dr. Dietrich do Comitê de Propaganda, mas é informada por um oficial nazista de que o mesmo acabara de se matar no hotel em que se encontrava.
Com receio de uma possível proibição de sua peça por conta do incidente provocado por Bernard, Marion discute com ele a ponto do ator comunicar-lhe que vai se afastar do teatro e se engajar no movimento da Resistência. No entanto, pouco tempo depois, quando dois agentes da Gestapo chegam ao teatro com a incumbência de vistoriarem seus porões, Bernard os reconhece e ajuda Marion a salvar a pele de Lucas. Passado o perigo, este afirma para o ator que sua esposa se acha apaixonada por ele. Tal afirmação encoraja Bernard a procurá-la em seu camarim e os dois terminam fazendo amor.
No epílogo, após os nazistas serem expulsos de Paris, o grupo estreia uma nova peça do dramaturgo. Ao final da apresentação, quando os atores são ovacionados, Lucas sobe ao palco pela primeira vez depois de sua libertação, levando a plateia ao delírio.
Elenco: